Toyota Corolla Cross XRV vale a pena?

O Toyota Corolla Cross XRV quando foi lançado não atingiu as expectativas, mas a força marcante da marca Toyota fez com que se tornasse uma figura marcante presente nas ruas.

Uma vantagem do Corolla Cross frente aos seus dois principais concorrentes, o Jeep Compass e o Volkswagen Taos e o fato dele ser um veículo híbrido flex elétrico.

Esta versão é a mais cara, mas tem o preço comparável aos dois rivais citados acima que possuem motor somente a combustão.

Podemos dizer que o Toyota Corolla Cross XRV se trata de um SUV politicamente correto quando se usa etanol.

Possui estilo do tipo gosta ou nao gosta, com uma frente que se destaca na multidão, todavia este SUV foi feito sobre a mesma plataforma do Corolla sedan.

Interior do Corolla Cross XRV

Interior do Corolla Cross XRV

O interior possui partes superiores das portas e faixa central emborrachadas, apoio de braço e revestimento dos bancos com parte em couro, mas a parte de cima do painel continua de plástico.

Podemos destacar o antiquado freio de estacionamento colocado no Corolla Cross que para funcionar tem que usar o pé esquerdo.

Por se tratar de uma versão topo de linha o ideal é que já utilizasse o sistema eletromecânico.

Sua distância entre eixos é de 2,64m de modo que diminui um pouco o espaço interno especialmente para o passageiro do banco traseiro.

Seu porta-malas não é um dos maiores da categoria, possui apenas 440 litros de capacidade de carga.

O ar condicionado é de duas zonas, com saídas para o banco traseiro, o banco do motorista é elétrico, possui teto solar e multimídia com tela de 8 polegadas.

Principais Características do Toyota Corolla Cross XRV

  • Câmera de ré
  • Chave presencial
  • Partida por botão
  • Sensor crepuscular e de chuva
  • Sensores de Estacionamento dianteiros e traseiros
  • Cintos de 3 pontas
  • Isofix
  • 7 Airbags
  • Controle de tração e estabilidade
  • Auxiliar de partida em rampa
  • Controle automático de velocidade de cruzeiro adaptativo
  • Sensor de ponto cego
  • Alerta de tráfego cruzado traseiro
  • Alerta de colisão frontal com frenagem de emergência, que detecta pedestres e ciclistas.
  • Farol alto automático.

Mecânica

São três motores, um a combustão com tecnologia flex, que entrega até 101 cavalos com etanol e 14,5 kg de torque e dois elétricos que entregam mais 72 cavalos e 16,6 kg de torque, de modo que a potência combinada é de 122 cavalos.

Os dois motores elétricos ficam dentro do cambio automático tipo CVT de modo que os três trabalham um ajudando o outro quando necessário de forma automática.

Vale salientar que um dos motores elétricos se transforma em alternador nas desacelerações ou quando é acionado pelo motor a combustão para recarregar a bateria.

O SUV Corolla cross possui freios a disco nas quatro rodas que são regenerativos e ajudam a recarregar as baterias durante as freadas.

Tudo isto é comando por uma central eletrônica que faz as transições com muita suavidade e silêncio que impressiona mesmo rodando em pisos irregulares

Dirigibilidade e Desempenho

Apresenta quatro modos de condução: 

  • Normal. 
  • Power para o máximo desempenho com os motores trabalhando simultaneamente.
  • Eco privilegiado o modo eletrico para economia de combustível.
  • EV para quando a bateria estiver toda carregada, podendo movimentar por 2 km utilizando somente a carga da bateria desde que não se acelere muito forte.

O câmbio possui a posição D que funciona como freio motor e força o carregamento rápido da bateria, ideal para longas descidas.

Seu desempenho é considerado bem razoável saindo de zero a cem em onze segundos com máxima de 170 km por hora.

A grande sacada deste conjunto e o baixo consumo chegando a 14,3km/l no etanol e 20,0 km/l gasolina no circuito cidade/estrada.

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