O Toyota Corolla Cross XRV quando foi lançado não atingiu as expectativas, mas a força marcante da marca Toyota fez com que se tornasse uma figura marcante presente nas ruas.
Continua após o anúncio...
Uma vantagem do Corolla Cross frente aos seus dois principais concorrentes, o Jeep Compass e o Volkswagen Taos e o fato dele ser um veículo híbrido flex elétrico.
Esta versão é a mais cara, mas tem o preço comparável aos dois rivais citados acima que possuem motor somente a combustão.
Podemos dizer que o Toyota Corolla Cross XRV se trata de um SUV politicamente correto quando se usa etanol.
Continua após o anúncio...
Possui estilo do tipo gosta ou nao gosta, com uma frente que se destaca na multidão, todavia este SUV foi feito sobre a mesma plataforma do Corolla sedan.
Interior do Corolla Cross XRV

O interior possui partes superiores das portas e faixa central emborrachadas, apoio de braço e revestimento dos bancos com parte em couro, mas a parte de cima do painel continua de plástico.
Podemos destacar o antiquado freio de estacionamento colocado no Corolla Cross que para funcionar tem que usar o pé esquerdo.
Por se tratar de uma versão topo de linha o ideal é que já utilizasse o sistema eletromecânico.
Sua distância entre eixos é de 2,64m de modo que diminui um pouco o espaço interno especialmente para o passageiro do banco traseiro.
Seu porta-malas não é um dos maiores da categoria, possui apenas 440 litros de capacidade de carga.
O ar condicionado é de duas zonas, com saídas para o banco traseiro, o banco do motorista é elétrico, possui teto solar e multimídia com tela de 8 polegadas.
Principais Características do Toyota Corolla Cross XRV
- Câmera de ré
- Chave presencial
- Partida por botão
- Sensor crepuscular e de chuva
- Sensores de Estacionamento dianteiros e traseiros
- Cintos de 3 pontas
- Isofix
- 7 Airbags
- Controle de tração e estabilidade
- Auxiliar de partida em rampa
- Controle automático de velocidade de cruzeiro adaptativo
- Sensor de ponto cego
- Alerta de tráfego cruzado traseiro
- Alerta de colisão frontal com frenagem de emergência, que detecta pedestres e ciclistas.
- Farol alto automático.
Mecânica
São três motores, um a combustão com tecnologia flex, que entrega até 101 cavalos com etanol e 14,5 kg de torque e dois elétricos que entregam mais 72 cavalos e 16,6 kg de torque, de modo que a potência combinada é de 122 cavalos.
Os dois motores elétricos ficam dentro do cambio automático tipo CVT de modo que os três trabalham um ajudando o outro quando necessário de forma automática.
Vale salientar que um dos motores elétricos se transforma em alternador nas desacelerações ou quando é acionado pelo motor a combustão para recarregar a bateria.
O SUV Corolla cross possui freios a disco nas quatro rodas que são regenerativos e ajudam a recarregar as baterias durante as freadas.
Tudo isto é comando por uma central eletrônica que faz as transições com muita suavidade e silêncio que impressiona mesmo rodando em pisos irregulares
Dirigibilidade e Desempenho
Apresenta quatro modos de condução:
- Normal.
- Power para o máximo desempenho com os motores trabalhando simultaneamente.
- Eco privilegiado o modo eletrico para economia de combustível.
- EV para quando a bateria estiver toda carregada, podendo movimentar por 2 km utilizando somente a carga da bateria desde que não se acelere muito forte.
O câmbio possui a posição D que funciona como freio motor e força o carregamento rápido da bateria, ideal para longas descidas.
Seu desempenho é considerado bem razoável saindo de zero a cem em onze segundos com máxima de 170 km por hora.
A grande sacada deste conjunto e o baixo consumo chegando a 14,3km/l no etanol e 20,0 km/l gasolina no circuito cidade/estrada.
